A Importância de entregar a declaração de Imposto de renda!
Penalidades, multas e sonegação fiscal por não entregar a Declaração de Imposto de Renda
1.Sonegação Fiscal:
Existe previsão legal para o não cumprimento da declaração sobre os ganhos já mencionados e eles podem ser encontrados na Lei nº 8.137/90, logo no seu Art. 1º:
Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas: (Vide Lei nº 9.964, de 10.4.2000)
I - Omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias;
II - Fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal;(...)
Art. 2° Constitui crime da mesma natureza: (Vide Lei nº 9.964, de 10.4.2000)
I - Fazer declaração falsa ou omitir declaração sobre rendas, bens ou fatos, ou empregar outra fraude, para eximir-se, total ou parcialmente, de pagamento de tributo;
2.CPF Pendente de Regularização - Pendente de regularização
- O CPF(Cadastro de Pessoa Fisica), fica Pendente de Regularização, por não efetuar a declaração de imposto de renda dentro do prazo e por não declarar seus lucros ou prejuízos nas operações na bolsa de valores, podendo inviabilizar, geração de certidões de situação fiscal, emitir passaporte, efetuar transações bancárias, pix, empréstimos e financiamentos.
3.Multas e Juros
- Multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido.
- Caso fique constatado que há diferença de imposto a pagar, mas que não houve erro intencional, o valor da multa pode subir para até 75% do imposto devido....
Sonegação gera multa de 150% e processo criminal, por outro lado, se o Fisco entender que houve fraude nas informações prestadas, o contribuinte terá que arcar com uma penalidade de 150% sobre o imposto sonegado.
Além disso, o Ministério Público Federal pode denunciá-lo por crime contra a ordem tributária, cujo processo pode resultar em prisão de dois a cinco anos....
Assim, a lei é clara e taxativa quanto à tributação, sob pena de responder penalmente o agente que não o fizer.
Sendo assim, o que a lei não proíbe ela permite, e diante da ausência de uma regulamentação explícita dos órgãos responsáveis e do nosso ordenamento jurídico, operar o mercado de opções binárias é legal, respeitando o disposto pelo Banco Central do Brasil e a Receita Federal.